Página Inicial » Convidados » David Lloyd

David Lloyd

Caso você ainda não tenha compreendido vamos repetir: David Lloyd desenhista da HQ “V de Vingança” estará presente no HQPB 2017!

Depois de algumas tentativas, o sonho se torna realidade e um dos mais celebres autores das HQs estará presente nos dois dias do HQPB, um verdadeiro marco na historia das HQs no estado da Paraíba.

Este é o resultado de muitos esforços ao longo de alguns anos para que este momento fosse possível, e graças a importantíssima contribuição da Cultura Inglesa, que acreditou na proposta do evento, este importante momento se tornará realidade. Sem essa parceria, a vinda de David Lloyd à João Pessoa não seria possível.

Além da presença do renomado desenhista nos dois dias do evento, 07 e 08 de outubro o HQPB 2017 contará com algumas atividades ligadas à obra de Lloyd, palestra, sessão de autógrafos e bate-papo com o artista serão algumas delas.

 

David Lloyd e uma edição de Night Raven, Graphic Novel ainda inédita no Brasil

QUEM É DAVID LLOYD?

David Lloyd e um dos mais respeitados autores britânicos, desenhista e roteirista de histórias em quadrinhos, e mundialmente conhecido por ter criado a Graphic Novel V de Vingança ao lado de Alan Moore.

Começou profissionalmente em meados dos anos 70 desenhando as revistas Halls of HorrorTV Comic e outros títulos para a Marvel Comics britânica. Ao lado do escritor Steve Parkhouse criou o herói pulp Night Raven.

Quando a revista Warrior foi criada em 1982, o editor Dez Skinn, pediu a Lloyd que criasse mais um personagem no estilo pulp. Ele e Alan Moore criaram, então, V de Vingança, história que se passa num futuro distópico, no qual um governo fascista comanda a Inglaterra. O visual do personagem foi criado por Lloyd, e a história foi desenhada usando a técnica de chiaroscuro. Lloyd também sugeriu que Moore devesse evitar usar balões de pensamento e onomatopeias na narrativa da HQ. A série foi interrompida com o fim da Warrior em 1984, e retomada pela DC Comics em 1988, desta vez em cores. V de Vingança e uma das HQs mais influentes da história.

V de Vingança foi adaptada para cinema em 2005, numa produção com roteiros de Lilly Wachowski e Lana Wachowski, estrelada por Natalie Portman e Hugo Weaving, o filme apesar de não ter sido uma unanimidade entre os críticos, impulsionou a popularidade da HQ e seu controverso protagonista, tornando a máscara de Guy Fawkes usada pelo personagem V, um simbolo da resistência do cidadão comum diante da especulação econômica e opressão política. Os primeiros registros do uso da máscara foram durante os protestos contra a Igreja da Cientologia nos Estados Unidosorganizado pelo grupo de ativistas Anonymous. O acessório atingiu o auge de popularidade, quando foi visto em protestos por todo o mundo, como no movimento Occupy Wall Sreet em 2011.

Influenciado principalmente por artistas como Steve DitkoAlex Toth e John Bums. Em 2005 produziu Kickback, um Graphic Novel policial noir muito elogiada pela crítica especializada, lançada primeiramente na Franga pela Editions Carabas e posteriormente nos EUA e Reino Unido pela Dark Horse Comics. Em 2007 a convite da Editora Casa 21, produziu “São Paulo” para o projeto Cidades Ilustradas, em 2010 retornou ao Brasil para o lançamento de Kickback,publicada pela editora HQM.

David Lloyd tem um trabalho significativo que não se limita a sua criação em parceria com Allan Moore. Compartilhar com o publico sua experiência na produção de HQs autorais bem como o uso da internet para divulgar e descobrir novos talentos será um dos momentos de grande importância durante os dois dias do HQPB 2017. Atualmente Lloyd desenvolve o projeto Aces Weekly, revista digital capitaneada por ele que envolve vários quadrinistas veteranos e novos talentos de todo o mundo.

 

Aces Weekly: Atual projeto de David Lloyd envolvendo produção de HQs na internet

 

35 ANOS DE V DE VINGANÇA

V de Vingança originalmente foi publicada como uma série escrita por Allan Moore e desenhada por David Lloyd, publicada originalmente entre 1982 e 1983 em preto e branco pela editora britânica Warrior, porém a série não chegou a ser finalizada. Só em 1988, incentivados pela DC Comics, os dois autores retomaram a produção da série e a concluíram em um único volume, desta vez colorida. A série completa foi republicada nos EUA no selo Vertigo da DC Comics e noReino Unido pela Titan Books. No Brasil a Editora GloboVia Lettera e Panini Comics publicaram V de Vingançarespectivamente.

A trama original é um drama político denso, ilustrado em tons de história noir, repleto de personagens e tramas complementares que rodeiam o personagem principal, V, um vigilante mascarado que desafia o governo fascista que de uma Inglaterra futurista. Após salvar a adolescente Evey Hammond de um ataque de agentes do governo, V arregimenta a garota para seu esconderijo, manipulando-a e criando com ela uma estranha relação, às vezes sádica, às vezes quase fraternal.

Juntamente com Batman: O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller e Whatchmen também escrita por Allan Moore e ilustrada por Dave GibbonsV de Vingança foi uma das obras que revolucionou a indústria e o mercado de HQs, dando as mesmas uma relevância até então nunca vista. V de Vingança surpreende pela clareza e inteligência,  trazendo inigualável profundidade de caracterizações e verossimilhança a este audacioso conto de opressão e resistência.

 

HQPB 2007, o Studio Made in PB e a Cultura Inglesa estão promovendo a vinda de David Lloyd, um dos autores mais celebres das HQs mundiais para o público pessoense e definitivamente marcando o evento como um dos principais do gênero do nordeste.

Portanto não perca a oportunidade de participar de momento histórico e participe do maior evento dedicado às HQs e Cultura Pop do estado da Paraíba!

#TeVejonoHQPB2017