Página Inicial » Concurso Cosplay

Concurso Cosplay

As regras do concurso de Cosplays do HQPB 2017, foram produzidas com a intenção de disciplinar, equiparar e qualificar de forma justa e honesta todos os seus participantes.

Todas foram desenvolvidas por pessoas com experiencia no tema e revisadas com a intenção de oferecer as mesmas oportunidades a todos os participantes. Lembrando que este ano contamos com a opinião de alguns cosplays no desenvolvimento das regras deste ano.

É de extrema importância que todos os cosplayers que desejem participar do concurso LEIAM com extrema atenção a todas as regras. Para que desta forma possam evitar  transtornos para si mesmos ou para organização do concurso.

A organização do concurso terá imenso prazer em esclarecer quaisquer dúvidas que possam existir em relação ao texto das regras.

 

Tifa Lockheart: Foto de Joedson Carvalho, cosplay produzido por Milly Fair

HQPB 2017: REGRAS DO CONCURSO COSPLAY

 

1 – INTRODUÇÃO

 

1.1. – Estas regras são válidas para o Concurso Cosplay a ser realizado no evento HQPB 2017 nos dias 07 e 08 de outubro.

 

1.2. – O concurso é aberto para participantes de quaisquer idades – porém, menores de 13 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável.

 

1.3. – É vetada a participação de membros da comissão organizadora, coordenadores e staffs do evento. É permitida a participação de convidados (como palestrantes, professores de workshops e outras atividades) e vendedores terceirizados (estandistas).

 

1.4. – O uso de palavrões; apelo sexual desnecessário ou abusivo; ofensas a pessoas de qualquer gênero, empresas ou órgãos governamentais; apologia ao uso de drogas; preconceito ou racismo, resultam em desligamento do microfone e desclassificação do concorrente para o HQPB de 2017 e 2018.

 

1.5. – Apresentações que venham a desrespeitar qualquer artigo ou disposição criminal vigentes nas leis brasileiras, são de responsabilidade do(s) autor(es) e/ou seus responsáveis legais (no caso dos menores de idade).

 

1.6. – É vetada a utilização de armas, sejam revolveres e/ou outras armas de fogo (mesmo sem munição) e armas brancas que possuam lâminas afiadas ou pontiagudas, e demais acessórios que possam colocar em risco os presentes no evento.

 

2 – CATEGORIAS

 

2.1. – As categorias do concurso de cosplay são: Individual e Grupo, ambas no quesito Tradicional e ocorrerão apenas no domingo. O Desfile Oficial acontecerá somente no sábado. No domingo, haverá desfile apenas se restar tempo após as apresentações (neste caso, será categoria livre e sem direito a premiações).

 

2.2. – Na Categoria Individual, o concorrente terá até 2,5 minutos (dois minutos e meio) para realizar sua apresentação, não poderá interagir com staffs (até dois staffs para ajudar a montar e desmontar cenários e auxiliar na criação dos “efeitos especiais”) durante a interpretação e terá 30 segundos para montar e 30 segundos para desmontar quaisquer cenários ou itens de apoio.

 

2.3. – Na Categoria Grupo (02 até 08 pessoas), os concorrentes subirão ao palco e terão 4 (quatro) minutos para realizar sua apresentação, os staffs contam no total de membros do grupo e terão 30 segundos para montar e 30 segundos para desmontar quaisquer cenários ou itens de apoio.

 

2.4. – Na Categoria Desfile, o participante irá ao centro do palco e executará posições características do personagem, cerca de 20 segundos.

 

2.5. – As premiações de cada categoria serão divulgadas nas mídias oficiais do evento.

 

3 – INSCRIÇÃO

 

3.1. – Não é necessária inscrição para desfile. Nas apresentações, os concorrentes devem dirigir-se até a mesa de inscrições portando seu Pen-Drive caso pretenda usar música e fundo, e uma imagem do personagem para realizar sua inscrição (caso menor de 13 anos, será necessária autorização de um maior responsável e o mesmo deve estar presente no momento).

 

3.2. – O cosplayer é responsável pela veracidade dos dados e materiais entregues em sua inscrição.

 

3.3. – As inscrições acontecem virtualmente pelo link (3.5.) ou presencialmente no dia 08, tendo início as 13h e se encerrando 1 (uma) hora antes do início do Concurso de Cosplay ou antes, caso se esgotem as vagas disponíveis (20 vagas para individual e 5 para grupo).

 

3.4. – Ao assinar a ficha de inscrição, o concorrente declara que está ciente e de acordo com as regras do concurso.

 

3.5. – Para preencher o cadastro para formalizar sua inscrição acesse este LINK

 

4 – APRESENTAÇÃO

 

4.1. – São considerados validos quaisquer personagens de todos os tipos de mídia (comics, cinema, videogame, mangá, etc.). Serão permitidos personagens de séries adultas, desde que respeitem os limites dispostos nestas regras. Assim sendo, não são pontuados cosplays originais ou inventados, sem origem em temáticas conhecidas, mas é liberado o tempo de palco para aqueles que queiram participar.

 

4.2. – Crossovers entre personagens de séries diferentes na Categoria Grupo só serão permitidos se fizerem parte de histórias oficiais, sendo necessário obedecer a ambientação em que aconteceram (exemplo de crossovers: videogames do tipo Marvel vs. Capcom, Mortal Combat vs. DC Universe, Super Smash Bros Brawl, King of Fighters, etc.)

 

4.3. – O participante que não estiver presente ao ser chamado para subir no palco, será colocado em último lugar na lista. Caso não esteja presente na segunda chamada, será considerado desistente e desclassificado.

 

4.4. – A interação com a plateia e os apresentadores do concurso não é proibida, desde que seja coerente com o personagem e não incorra em ofensas, constrangimentos ou atrapalhe o andamento do concurso. Os mesmos não podem ser utilizados como outro personagem. Portanto juízes, apresentadores e staffs não deverão responder ou participar na interação.

 

4.5. – É proibido sair do palco ou atirar objetos para fora dele, sendo passiveis a penalização da nota e até desclassificação, de acordo com a gravidade considerada pela comissão julgadora. Não serão abertas exceções.

 

4.6. – O manuseio de materiais líquidos, viscosos, confetes ou qualquer outro que possa vir a sujar, tornar o palco escorregadio ou danificar o material presente será de total responsabilidade do participante e caso tal material prejudique a apresentação dos cosplayers seguintes, haverá penalização na pontuação ou até desclassificação.

 

4.7. – A utilização de papel picado, talco, confetes, gelo seco e qualquer outro efeito especial, poderão ser utilizados desde que o participante consiga limpar o espaço após a utilização dentro dos 30 segundos impostos pelas regras.

 

4.8. – Nas categorias Individual e Grupo, a nota dada pelos juízes será dividida em duas etapas de pesos iguais:

Nota da Indumentária – Uma hora antes de subir ao palco, o cosplayer deverá seguir para o local indicado pela comissão organizadora para apresentar sua “roupa/acessórios” aos juízes, ficando de frente, lado e costas para avaliação de seu cosplay. Neste momento ele receberá a sua primeira nota dos jurados. No caso dos grupos, a nota final da Indumentária será a somatória da nota individual de todos os membros do grupo, dividido pela quantidade de membros (exemplo: um grupo de cinco membros terão suas cinco notas de indumentária somadas e divididas por 5, resultando assim na nota de Indumentária do grupo).

Nota da interpretação – Acontecerá no palco quando o cosplayer executar sua apresentação, seja grupo ou individual. Neste momento, ele receberá sua segunda nota por sua performance/interpretação.

 

5 – ÁUDIO E TRILHA SONORA

 

5.1. – O participante deverá entregar seu Pen-Drive para que o áudio seja copiado no momento da inscrição no Concurso Cosplay. Caso o participante não possua áudio, poderá utilizar um dos microfones do palco, sendo responsável pelo material emprestado.

 

5.1.1 – A organização não se responsabiliza pela qualidade dos áudios e não reterá nenhum Pen-Drive após a gravação.

 

5.2. – Caso ocorram problemas de áudio por responsabilidade do evento, o concorrente poderá apresentar-se novamente após os outros concorrentes (Não se encaixam nesses problemas áudios com baixo volume, incompatibilidade de formato ou más gravações, por exemplo).

 

5.3. – O evento não disponibilizará tomada ou qualquer instalação elétrica auxiliar no palco para a apresentação do cosplayer.

 

6 – JULGAMENTO

 

6.1. – As notas serão dadas pelos juízes, sendo suas decisões incontestáveis.

 

6.2. – Nas categorias Individual e Grupo, os cosplayers receberão duas notas nos seguintes quesitos: indumentária e interpretação. Na indumentária, será avaliada a fidelidade da roupa, o detalhamento e acabamento, acessórios e criatividade do cosplayer na confecção de sua indumentária. Não será avaliada a constituição física do participante. Na interpretação, será julgado a fidelidade ao personagem (Personalidade, postura e comportamento) e qualidade da encenação.

 

6.3. – Em caso de empate nas notas finais, a nota mais alta no quesito Interpretação será usada como critério de desempate. Ainda permanecendo empate, a organização do evento decidirá o vencedor, sendo os critérios reservados a instituição, e a decisão sendo incontestável.

 

6.4. – As notas serão dadas no valor de 0 a 10, com fracionamento de meio ponto caso os juízes achem necessário.

 

6.5. – A nota final para a Categoria Individual será a soma da pontuação pela indumentária e interpretação, dividida por dois. Na Categoria Grupo será somada a nota pela interpretação mais a nota média alcançada pelo grupo na indumentária, e também dividida por dois. Cumpre frisar que tanto a indumentária quanto a interpretação terão o mesmo peso e valor para definir a nota final de cada cosplayer/grupo. Portanto, recomendamos que todos os participantes se esforcem para conseguir a melhor apresentação com a melhor indumentária possíveis, pois apenas um destes quesitos não garante uma boa pontuação final.

 

7 – DA PREMIAÇÃO

 

7.1.– Serão premiados os cosplayers que desfilarem no Sábado e os que se apresentarem no Domingo (seja grupo ou individual).

 

7.2. – As premiações serão divulgadas nas mídias oficiais do evento, com antecedência ao mesmo.

 

8 – OBSERVAÇÕES FINAIS

 

8.1. – Os resultados serão anunciados no palco do HQPB, logo após as apresentações/desfile nos dias 07 e 08 de outubro/2017 e a computação da nota dos juízes. Os que não estiverem presentes no momento do anuncio, terão 30 dias úteis para retirar sua premiação no Studio Made in PB no Espaço Cultural José Lins do Rego, durante seu horário de funcionamento.

 

8.1.2.– A Premiação é pessoal e intransferível.

 

8.1.3. – Premiações em dinheiro requerem que o participante possua uma conta em banco disponível para depósito e a mesma poderá ser efetuada em até 30 dias após o evento.

 

8.1.4. – Participantes que não estiverem presentes para recebimento de premiação física (jogos, kits e/ou outros brindes), são responsáveis por qualquer custo de envio da mesma ou por busca-la no local indicado anteriormente.

 

8.2. – Os resultados serão considerados oficiais depois de divulgados no palco do evento. As notas posições de todos os participantes serão divulgadas nas redes sociais e site oficial do HQPB 2017.

 

8.3. – Eventuais concorrentes que participem nas categorias Individual e Grupo, caso sejam vencedores em ambas, poderão receber suas premiações normalmente.

 

8.4. – Os casos não especificados neste regulamento serão analisados pela coordenação do evento e a decisão será definitiva e incontestável.

 

8.5. – O HQPB se reserva o direito de: alterar, suspender ou cancelar o presente Regulamento, por motivo de força maior ou qualquer outro motivo imprevisto que esteja fora do controle da organização do evento, e que comprometa o concurso de forma a impedir ou modificar substancialmente a condição deste como originalmente previsto.

 

8.6. – Os participantes concordam, desde já e a partir do momento de sua inscrição no Concurso de Cosplay, a ceder em caráter irrevogável e irretratável, seus dados, imagens, bem como, os conteúdos cedidos, para fins de divulgação deste Concurso sem qualquer ônus ao HQPB. Tendo em vista, sua utilização em mídias (foto, áudio, vídeo, impressos, meios digitais, internet, celular, jornais e revistas, cartazes, folhetos, filmes, spots, peças publicitárias e e-mail), mas não se limitando a essas, indefinitivamente em todo o território nacional.

 

8.7. – Qualquer tipo de ação fraudulenta contra o HQPB e as regras ou ações que sejam entendidas como sabotagem, incidem na desclassificação e expulsão do infrator(es) deste e dos próximos HQPBs por tempo indeterminado.

 

8.8. – Os participantes assumem total e exclusiva responsabilidade pelo conteúdo e dados fornecidos para o concurso, a respeito de todas e quaisquer eventuais reivindicações de terceiros que se sintam prejudicados pela cessão do direito de autor, sendo esses direitos cedidos livres e desembaraçados de todos e quaisquer ônus ou restrições ao HQPB.